Em 1890, cria-se a comissão organizadora para construção da capela de Nossa Senhora das Dores no Areal. Capela essa, que em 1931 se tornou a Igreja Matriz, tendo a capela de Nossa Senhora do Carmo em Alberto Torres e Santo Antônio em Tristão Câmara, Posse, Petrópolis como suas primeiras comunidades eclesiásticas.

Devido a construção das estradas anteriormente feitas no território, com a necessidade de aterrar córregos e represar o rio, o nível da água acabou subindo, fazendo com que formigas da espécie “saúvas” se deslocassem para debaixo da Igreja Matriz. Com as estradas, havia um grande fluxo de caminhões e máquinas pesadas causando vibração no terreno, comprometendo assim a estrutura da Igreja Matriz provocando rachaduras de até quatro centímetros e meio nas paredes do templo. Devido a isso, em 25 de março de 1955 foi realizada a inspeção da Matriz, feita pelo engenheiro Dr. Chimelli da prefeitura de Três Rios, que julgou ser prudente interditar o prédio, que mais tarde seria demolido e reerguido com novo estilo que se conserva até hoje.

Mais Informações
Visitação: Aberto
Ingresso: Entrada Franca
Funcionamento: Segunda à Sexta 9:00 às 17:00
Endereço: Praça Presidente Castelo Branco, 441, Centro.
Telefone: 24 2257-2294; 24 98854-1681